MAPA

MAPA

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Partida para a Foz do Breu


Partida para a Foz do Breu

Hiram Reis e Silva, Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de dezembro de 2012.

Alguns amigos mais próximos preocupados com a nossa jornada pelo Vale do Juruá nos indagaram sobre o apoio do Exército à Operação. Queremos deixar bem claro que o alvo de nossas críticas jamais foi a Força Terrestre, instituição a quem prezamos acima de tudo. Meu grito de revolta foi e continuará sendo contra os entraves legais que obstaculizam a realização de expedições como a nossa.

Os Comandantes Militares das mais diversas organizações militares da Amazônia não mediram esforços em nos apoiar apesar das restrições burocráticas e orçamentárias. A disponibilização e o transporte das embarcações envolveram o 2º Grupamento de Engenharia, Manaus, AM, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção, Santarém, PA, o 5º Batalhão de Engenharia de Construção, Porto Velho, RO, o 7º Batalhão de Engenharia de Construção, Rio Branco, AC e o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), Cruzeiro do Sul, AC.

O 61º BIS disponibilizou-nos transporte e pessoal para que pudéssemos ultimar todos os preparativos para viagem. O Major Odney de Souza e Silva, Sub-Comandante do 61º BIS (Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo), foi incansável em atender às nossas demandas.

-  General de Brigada Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Tivemos a grata satisfação de conhecer o General Paulo Sérgio, Comandante da 16º Brigada de Infantaria de Selva, Tefé, AM, que se encontrava na guarnição em visita de inspeção. Tivemos a oportunidade de confraternizar com ele e sua equipe em mais de uma oportunidade e em cada uma delas o Gen Paulo Sérgio fez questão de mencionar nosso trabalho e hipotecar total apoio à Expedição. 

-  Partida para a Foz do Breu (15 de dezembro de 2012)

Depois de dois dias de intensos preparativos que contaram com a manutenção e reparo das embarcações, carregamos os dois caiaques na lancha para evitar o contratempo que sofremos em 2009 no Rio Purus onde um dos caiaques foi danificado seriamente. As rações, combustível, salva-vidas, telefone satelital, enfim todos os itens solicitados foram disponibilizados pelo 61º BIS. Ultimamos os preparativos e voltamos nossa proa rumo a Marechal Thaumaturgo, parada intermediária antes de alcançarmos a Foz do Breu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário