MAPA

MAPA

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Cruzeiro do Sul a Marechal Thaumaturgo


Cruzeiro do Sul a Marechal Thaumaturgo

Hiram Reis e Silva, Marechal Thaumaturgo, Acre, 16 de dezembro de 2012.

Concluída a manutenção das embarcações e feitos os devidos reparos no “Cabo Horn” que apresentava sérias avarias na quilha da proa e no convés de Boreste na altura do “cockpit”. Providenciei o material necessário, fibra, resina, catalisador e o Mário remendou-o de maneira a suportar a nova empreitada.

-  Partida de Cruzeiro do Sul (15.12.2012)

Partimos somente às 06h30, uma navegação por águas desconhecidas com a descida de troncos arrastados pela torrente e imensas praias a pouco submersas pelas águas não recomendavam uma saída às escuras. Desde o início sentimos que o rendimento da lancha “Mirandinha” estava muito aquém do esperado, mas consideramos que era em decorrência da carga e a força da correnteza do Rio Juruá.

Paramos em Rodrigues Alves depois de navegar 26 km e compramos 20 litros de combustível a 80 Reais. Durante a viagem não tivemos maiores imprevistos exceto a falta de rendimento da lancha. Foram 170 km de deslocamento e 170 litros consumidos, o abastecimento em Rodrigues Alves foi providencial, caso contrário teríamos ficado pelo caminho.

Aportamos em Porto Walter para abastecer e pernoitar. Paguei 600 Reais por 150 litros de gasolina sem contar com o óleo dois tempos. Liguei para o “190 pedindo apoio de nossos fiéis amigos da Polícia Militar. Imediatamente o 1º Sargento PM Antonio Vieira da Silva, Comandante do 3º Pelotão de Porto Walter, subordinado ao 6º Batalhão de Cruzeiro do Sul, desencadeou uma verdadeira operação de resgate para nos atender. Mais uma vez, eu e minha equipe, tivemos o privilégio de contar com o apoio destes laboriosos amigos que, independentemente do Estado da Federação a que pertencem, sempre nos receberam com muita cordialidade.

Adquirimos, em Porto Walter, uma nova hélice depois de testá-la e verificar que o rendimento da embarcação havia melhorado sensivelmente. No deslocamento para Marechal Thaumaturgo a velocidade média que era de 18km/h passou para 32km/h com uma queda de 50% do consumo de combustível.

-  Destacamento Mal Thaumaturgo de Azevedo

A viagem transcorreu sem maiores alterações e como no dia anterior eu aproveitei para ir comparando as fotografias aéreas com o terreno. Verifiquei que algumas comunidades importantes simplesmente não constavam dos mapas e outras estavam muito deslocadas do local que lhes era atribuído. Depois de cinco horas de deslocamento sem maiores incidentes aportamos na Foz do Amônea onde contatamos o pessoal do Destacamento.

O Tenente Santiago e o Sargento Wanderley foram incansáveis. Fomos abrigados e alimentados e aguardamos o abastecimento da “Mirandinha” para no dia seguinte partirmos para a Foz do Breu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário