MAPA

MAPA

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Município de Humaitá

Município de Humaitá


Humaitá, gente boa e altaneira;
A seus pés a correr vai o Madeira,
Troncos, ilhas, levando ao Rio mar...

Dentro da Hiléia, farta de riquezas,
Esta cidade é um cromo de belezas,
De povo bom, feliz, a trabalhar.

-  Humaitá, AM

Município conhecido pelo apelido de “Princesa do Madeira”, situado da região Sul do Estado do Amazonas, à margem esquerda do Rio Madeira e no entroncamento das rodovias Transamazônica e BR 319 (Porto Velho - Manaus). É o primeiro Município do Amazonas que pode ser acessado por rodovia asfaltada por viajantes oriundos do Centro-Sul.

-  Comendador Monteiro e a Fundação de Humaitá

Em 19 de março de 1830, nascia na cidade do Porto, em Portugal, José Francisco Monteiro. Em 1840, a família veio para o Brasil e radicou-se em São Luis do Maranhão. Trabalhando como representante comercial foi transferido para Belém do Pará, em 1865, e, mais tarde, em 1869, para o Rio Madeira. Há alguns quilômetros a montante da atual cidade de Humaitá na localidade conhecida como Pasto Grande estabeleceu-se como seringalista comercializando além da borracha outros produtos regionais. Pasto Grande era fustigado constantemente pelos índios Parintintins forçando Monteiro, no dia 14 de maio de 1869, a buscar, rio abaixo, outro local que oferecesse melhores condições de trabalho e segurança. Ao entardecer aportaram em um aprazível local, onde o rio era largo e permitia, de suas margens, visualizar a aproximação de qualquer embarcação que estivesse subindo ou descendo o Rio. No dia seguinte, 14 de maio de 1869, ao alvorecer, Monteiro e seus seringueiros desembarcaram e iniciaram a construção das novas instalações. Já existiam algumas barracas no local o que propiciou acomodações provisórias. A Lei Provincial n° 790, no dia 13 de novembro de 1888, estabelece a sede da Freguesia no local denominado Humaitá, com a denominação de “Nossa Senhora do Bem de Humaitá”. O Decreto n° 31, de 04 de fevereiro de 1890, cria o Município, desmembrado do Município de Manicoré, neste mesmo ano o Comendador foi nomeado primeiro Superintendente de Humaitá sendo renomeado nos anos de 1902, 1908 e 1913. Faleceu José Francisco Monteiro em Humaitá no dia 10 de outubro de 1917.

-  Cronologia Histórica

1693   -  a responsabilidade pela catequese dos índios da bacia do Rio Madeira, conforme a Carta Régia, de março, foi entregue aos jesuítas que encontraram sérias dificuldades para cumprir sua missão tendo em vista as investidas dos índios “Muras”, só pacificados no final do século XVIII.

1891   -  no dia 04 de outubro, o Decreto Estadual n° 95-A, cria a Comarca e a Lei n° 90, eleva a vila de Humaitá à categoria de Cidade.

1911   -  a divisão administrativa de Humaitá figura com cinco Distritos: Humaitá, Lago Cunitiá, Três Casas, Cavalcante e Santo Antônio.

1913   -  a Lei Estadual n° 74, de 30 de outubro, desmembra de Humaitá o território do Município de Porto Velho.

1920   -  o Município de Humaitá é constituído de cinco distritos: Humaitá, Mirari, Três Casas, Missão de São Francisco e Foz do Rio Javari.

1933   -  o município figura apenas com um Distrito, o de Humaitá.

1938   -  o Decreto-Lei Estadual n° 176, de 01 de dezembro, cria o Distrito de Calama.

1944   - o Decreto-Lei Federal n° 6.550, de 31 de maio, Calama passa a ser Município de Porto Velho, Território Federal de Guaporé (hoje Rondônia).

1981   -  a Emenda Constitucional n° 12, de 10 de dezembro, transfere parte do território de Humaitá para o novo Município de Auxiliadora.

-  Aspectos Geográficos

A altitude do Município é de 90 m acima do nível do mar, com uma área territorial de 30.066 Km², situado logo abaixo da linha do equador, possui clima quente e úmido com uma temperatura média em torno dos 26,3° C.


-  Atividades Econômicas

Setor Primário

-  Agricultura: arroz, feijão, milho, soja, mandioca e guaraná. É o maior produtor de arroz do Estado do Amazonas e pode se tornar o maior produtor de soja do Norte do país.

-  Pecuária: bovinos e suínos, com produção de carne e leite para o consumo local.

-  Avicultura: criação doméstica, voltada para o consumo familiar.

-  Extrativismo Vegetal: exploração da castanha, borracha, goma não elástica e madeiras, além de óleo de copaíba.

-  Zooextrativismo: pesca tradicional de sobrevivência.

-  Geoextrativismo: ouro extraído do leito do Rio Madeira. Na vazante torna-se a principal atividade de milhares de pessoas.

Setor Secundário

Indústrias: serrarias, padarias, fábricas de estruturas metálicas, fábricas de gelo e olarias.

Setor Terciário

Comércio: varejista e atacadista.

Serviços: supermercado, hotéis, pensões, agências bancárias, mercado municipal.

-  Eventos

A principal festividade da cidade é a realizada em honra à sua padroeira – Nossa Senhora da Imaculada Conceição.



Fontes:
ALMEIDA, Raimundo Neves de - Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá: Documentário Histórico de Humaitá 1869 a 1970. Brasil - Porto Velho, 2005.
CORREA, Maria Teresinha - Princesa do Madeira: os Festejos entre Populações Ribeirinhas de Humaitá - AM. Brasil - São Paulo - Editora Humanitas, 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário