A Terceira Margem!
Hiram
Reis e Silva, Cruzeiro do Sul, Acre, 08 de dezembro de 2012.
Desembarcou aqui como passageiro comum entre
tantos que procuram a Terceira Margem do Rio entre o Céu e a Terra. (Wilson Nogueira)
- 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º
BEC), Rio Branco, AC
(1º
a 5 de dezembro de 2012)
Pisando, pela primeira vez, o viril solo
acreano minha memória, madrugando no passado, perpassou pela epopeia acreana relembrando
o vulto épico de Plácido de Castro que liderou esta raça de leões
permitindo-lhes possuir um “bem
conquistado nobremente com armas na
mão”. Naveguei pelo Rio Purus ao lado do imortal Euclides da Cunha e no
Juruá acompanhei o deslocamento do determinado Coronel Belarmino Mendonça,
admirei-me com a altivez e patriotismo do Coronel Thaumaturgo de Azevedo e a
serenidade e a coragem do Capitão Francisco D’Ávila que investiu contra o Posto Militar
e aduaneiro peruano ilegalmente instalado à Foz do Amônea.
Ao
penetrar no aquartelamento do 7º BEC novamente minha mente foi invadida pelas lembranças
pretéritas do General Rodrigo Octávio (RO), “The Right Man in The Right Place” (O Homem Certo, no Lugar Certo) que
encarou, sem esmorecer, os desafios ciclópicos propostos pelo “Programa de Integração Nacional” elaborado
no governo do eminente Presidente Emílio Garrastazu Médici. O General RO
selecionou uma tropa de elite para dar cumprimento às ordens do Presidente e um
destes militares, meu caro amigo e mestre, Tenente-Coronel Eng Lauro Augusto
Andrade Pastor Almeida foi nomeado primeiro Comandante da Unidade mais
Ocidental da gloriosa Engenharia Militar Brasileira – o 7º BEC.
Fomos
recebidos com a costumeira cortesia azul-turquesa pelo seu Sub-Comandante Major
Frank Alves Nunes, já que o seu Comandante TCel Eng José Luiz de Araújo dos
Santos não se encontrava na cidade. O apoio recebido permitiu-nos dar início à
Fase que antecede a descida do Juruá propriamente dita. O Major Frank
providenciou, mais tarde, o transporte das embarcações de Porto Velho, RO, para
Cruzeiro do Sul, AC, aproveitando o deslocamento de um caminhão que retornava
de Humaitá, AM, para Rio Branco, AC.
- Polícia Militar do Estado do Acre
Aproveitamos nossa estada, em Rio Branco , para
conhecer a cidade, o artesanato local, realizar pesquisas em bibliotecas e
livrarias, além de contatar autoridades que pudessem nos proporcionar algum
tipo de suporte ou informações à expedição pelo Rio Juruá. Visitamos o Quartel
da Polícia Militar do Estado do Acre, e reportamos ao seu Comandante Coronel PM
José dos Reis Anastácio detalhes da Expedição General Belarmino Mendonça. O Coronel
Anastácio hipotecou-nos total apoio e prontamente comunicou-se com o Comandante
em exercício do Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Capitão PM Lázaro
Moura de Negreiros para que esse nos apoiasse.
(5
a 9 de dezembro de 2012)
O Capitão Moura foi incansável e
graças a seu apoio conseguimos contatar autoridades, jornalistas, empresários e
personalidades interessantes da região. A fidalguia deste novo amigo foi muito
além das formalidades de estilo. Moura fez questão de nos mostrar a cidade
pessoalmente levando-nos aos lugares mais badalados de Cruzeiro do Sul em
companhia de sua simpática família e no sábado sua querida esposa Eliana e o filho
proporcionaram-nos um “tour” pela
cidade e arredores. Mais uma vez a Amazônia brinda-nos com momentos
extremamente agradáveis graças à hospitalidade modelar de um de seus dignos
representantes.
- 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS)
(5
de dezembro de 2012)
Fomos recebidos pessoalmente no Aeroporto
de Cruzeiro do Sul, AC, pelo Sub-Comandante do 61º BIS (Batalhão Marechal
Thaumaturgo de Azevedo), Major Odney de Souza e Silva, que nos encaminhou para
o Hotel de Trânsito do Batalhão. Informamos ao Comando Militar da Amazônia
nossa chegada e fomos surpreendidos com a reviravolta que havia sofrido o
Projeto. Só então fomos informados que não haviam recursos para apoiar a
descida do Juruá e que as embarcações que se encontravam no 5º BEC, Porto
Velho, RO, lá permaneceriam. As funestas notícias prenunciavam uma descida
solitária na minha mais longa jornada Amazônica.
- Prossiga na Missão!
Pensei, novamente, no lema de meu
velho amigo – Gen Ex Joaquim Silva e Luna – e parti para a ofensiva. Contatei
empresários e autoridades locais de modo a viabilizar a vinda dos caiaques e da
voadeira e o fornecimento de combustível para a equipe de apoio. Só depois
resolvi falar com o General Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante Militar da
Amazônia (CMA), e o General de Divisão Jorge Ernesto Pinto Fraxe, Diretor do
Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). Felizmente a experiência,
patriotismo e boa vontade destes dois grandes Generais, modelos de liderança de
nossa querida Força Terrestre, afastaram de vez as brumas que toldavam o
horizonte e pouco a pouco pude vislumbrar a “Terceira Margem”.
- Terceira Margem!
(6
de dezembro de 2012)
Nas tuas águas afogo meus desesperares, meus
desencantos, meus amores sofridos. No aconchegante embalo de tuas ondas
encontrei forças para perseverar e enfrentar minhas angústias e meu desânimo.
Tua imensidão me abraça e conforta, tuas tranquilas águas me acalmam e me
aproximam da Terceira Margem. Tuas águas revoltas mostram a rota da humildade
que devo seguir e a névoa que te cobre nas manhãs de inverno trazem sinais de
esperança nos horizontes que aos poucos se revelam. (Hiram Reis e Silva)
Os amantes das águas entenderão,
certamente, minhas palavras. Aqueles que as enfrentaram na tormenta ou sobre
elas deslizaram na calmaria sabem o quanto elas podem nos ensinar. Busquei
forças nelas para dar continuidade a meu desafio, para não esmorecer, pois
acredito na minha missão “auto-imposta”
de mostrar a realidade amazônica sem a visão distorcida dos pesquisadores,
ambientalistas, indigenistas e outros tantos teóricos de laboratório.
- 8ºBatalhão de Engenharia de Construção (8 º
BEC)
(7
de dezembro de 2012)
Há mais de dois anos, o 8º BEC tem
apoiado o Projeto Desafiando o Rio-mar. Desta feita o Tenente-Coronel Sérgio
Henrique Codelo além de transportar e colocar à disposição uma voadeira de
apoio permitiu que dois membros de seu Grupo Fluvial participassem da
Expedição. Às 13h30, de 7 de dezembro, desembarcaram em Cruzeiro do Sul os
valorosos nautas Mário Elder Guimarães Marinho e Marçal
Washington Barbosa Santos. Já comentei em artigo as qualidades destes dois
combatentes por isso, para abreviar o presente artigo, vou apenas
disponibilizar o link para aqueles que não ainda não o leram:
- Ponte
da União
A cidade tem diversos pontos
turísticos, mas o que mais nos chamou a atenção foi a Ponte da União. A ponte estaiada
do Juruá é maior ponte do Acre, com 550 metros de extensão e foi construída com recursos
dos Governos Estadual e Federal. Tendo em vista o Alto Juruá fazer parte de uma
região com alto índice de sismos a ponte é a única no Brasil que possui uma
estrutura preparada para suportar este abalos. A iluminação da ponte, projetada
pela arquiteta Jamile Torman, é refletida magicamente nas águas do Rio Juruá. A
bandeira do Acre fixada no marque central de 70 metros de altura
também recebeu uma iluminação especial.
O Rio Juruá adornado por esta joia
da engenharia ficou mais belo ainda encantando a todos com suas águas revoltas,
tortuosas e tumultuárias que fluem vigorosamente para a margem direita do
Solimões.
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